Associadas da ABEIFA registram queda de 29,1% nas vendas de importados no acumulado do ano, entre janeiro e julho, na comparação com 2014

Publicado em 14/08/2015

Somando as vendas de veículos fabricados localmente em 2015, por associadas que iniciaram produção no Brasil,  os emplacamentos nos sete primeiros meses do ano cresceram 0,2%, no comparativo com o ano passado

São Paulo, 12 de agosto de 2015 – As vendas de automóveis e de comerciais leves importados e produzidos no Brasil pelas marcas associadas da ABEIFA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) somaram 55.293 unidades nos sete primeiros meses de 2015, registrando crescimento de 0,2% em comparação a igual período de 2014. A entidade ressalta, no entanto, que ao considerar unicamente os emplacamentos de veículos importados, que somaram 38.184 unidades, houve queda de 29,1% no período. Em 2014, entre janeiro e julho, as marcas associadas da entidade comercializaram 53.868 unidades, sendo que 100% desse total foram veículos importados.

“Em números absolutos, são 15.684 veículos importados a menos do que em 2014”, indica Marcel Visconde, presidente da entidade.

Analisando somente o mês de julho, a ABEIFA registrou crescimento de 39,7% nas vendas de suas associadas no comparativo com julho de 2014. No ano passado, foram emplacadas 7.593 unidades em julho e, em 2015, foram 10.610. Desse total, 5.303 são veículos produzidos no Brasil por marcas que começaram a fabricar localmente.

“Em 2015, nossas associadas devem registrar crescimento nas vendas totais, mas temos de contextualizar que esse resultado refletirá a chegada de uma nova categoria de veículos, que são os modelos produzidos no país por marcas que iniciaram a operação de suas fábricas brasileiras”, ressalta Marcel Visconde.

“Considerando somente os veículos importados em 2015, registramos até agora uma forte queda de 29,1%, na comparação com 2014, e a tendência é uma piora ainda mais significativa, avaliando o reflexo da valorização do dólar, que impacta diretamente os negócios da maioria de nossas associadas”, complementa o presidente.

Saiba qual é a participação, em números percentuais, que a ABEIFA possui no mercado de veículos importados:

Emplacamento Julho 2015 - Marcas associadas à Abeifa - Detalhe por modelo

Emplacamento Julho 2015 - Marcas associadas à Abeifa - Resumo por marca