Vendas de automóveis e de comerciais leves das marcas associadas da ABEIFA caíram 14% no acumulado de janeiro a maio de 2015, na comparação com mesmo período de 2014.

Publicado em 10/06/2015

Vendas do mês de maio cresceram 24,8% na comparação com abril e 13,3% em relação a maio de 2014.
Esse resultado foi alcançado, em parte, devido aos emplacamentos de unidades produzidas no Brasil,
por associadas que já operam fábricas

São Paulo, 10 de junho de 2015 – As marcas associadas da ABEIFA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) emplacaram 8.422 unidades no mês de maio, ante as 7.431 registradas em maio de 2014, atingindo crescimento de 13,3%. Na comparação com abril, quando foram registrados 6.748 emplacamentos, o crescimento foi de 24,8%. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2015, foram emplacadas 35.321 unidades ante as 41.090 registradas no mesmo período de 2014, resultando queda de 14%.

“O resultado isolado do mês de maio sinaliza pequena recuperação. No entanto, precisamos contextualizar que esse crescimento foi impulsionado pelas vendas de modelos que tiveram boa aceitação do mercado, recém-lançados por associadas que iniciaram a produção no País. No resultado geral das associadas, o desempenho ainda é de retração, assim como o registrado pelo mercado total no Brasil, com 1.065.291 emplacamentos de janeiro a maio, queda de 20% em comparação às 1.332.121 unidades emplacadas no mesmo período de 2014”, diz Marcel Visconde, presidente da ABEIFA.

“Há exatamente um ano, dissemos que estávamos evitando potencializar o pessimismo, mas os índices macroeconômicos confirmam o imobilismo do mercado. O setor automotivo e toda a cadeia estão fortemente impactados e não visualizamos reação, a menos que a confiança do consumidor volte a crescer e as medidas do ajuste fiscal aprovado tenham efeito prático, o que pode demorar ainda alguns meses”, finaliza o presidente da ABEIFA.