Vendas de veículos importados seguem comportamento do setor e caem 22,9% em fevereiro, em comparação a janeiro

Publicado em 11/03/2015

São Paulo, 10 de março de 2015 - As 28 marcas de automóveis e comerciais leves associadas da ABEIFA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) emplacaram 5.764 unidades em fevereiro, registrando queda de 22,9% no comparativo com os 7.478 emplacamentos de janeiro. Em relação aos resultados de fevereiro de 2014, quando foram comercializadas 8.544 unidades, a queda foi de 32,5%.

O resultado reflete distintos fatores, inclusive o menor número de dias de vendas no mês, devido ao feriado do Carnaval. Em janeiro, foram 21 dias úteis e em fevereiro, apenas 18. Em fevereiro de 2014, foram 20 dias úteis. O mercado automotivo total, que inclui os emplacamentos dos veículos importados e os produzidos no Brasil, encolheu 22,5% nos dois primeiros meses do ano, no comparativo com o mesmo período de 2014.

O menor número de dias de vendas impacta o setor, mas não é a justificativa para o desempenho em queda. O resultado de fevereiro reflete a falta de perspectiva de melhora da economia nos curto e médio prazos e a forte queda do índice de confiança do consumidor, que segundo a Confederação Nacional da Indústria atingiu 100 pontos, o menor nível desde 2001.

"O desempenho de janeiro já sinalizava que a luz vermelha estava acessa e o mês de fevereiro confirmou que teremos um primeiro semestre bastante difícil. Índices como a previsão de PIB sofrível, a alta dos juros e o aumento da inflação combinados resultaram na queda de 27,1% nos emplacamentos de nossas associadas nos dois primeiros meses do ano, em comparação a 2014", declara Marcel Visconde, presidente da ABEIFA.

"Temos conversado com outras entidades e setores e é unânime a percepção de que a situação financeira dos brasileiros está pior. Como agravante, nossas associadas importadoras foram ainda mais afetadas pelo aumento galopante do dólar nos últimos 60 dias", finaliza Visconde.